You are currently viewing A importância da utilização de energias renováveis para a conservação dos recursos naturais.

No dia 15/04 foi comemorado o Dia da Conservação do Solo, e no dia 22/04 é comemorado o Dia Internacional da Mãe Terra o que nos faz refletir e pensar sobre como tratamos nosso planeta.

O Dia Internacional da Mãe Terra, foi criado nos Estados Unidos pelo Senador Gaylord Nelson, falecido em 2005, e depois extendida para quase todos os países do mundo. O objetivo principal deste dia é conscientizar sobre a necessidade da preservação e conservação dos recursos naturais da Terra.

Com o advento da ideia de sustentabilidade, a ideia de uso dos recursos naturais para a satisfação das necessidades presentes sem comprometer a satisfação das necessidades futuras, passou a ser algo discutido em primeira ordem pelas principais nações mundiais.

No entanto, nem sempre a maneira que esse conceito é aplicado, surte efeito na preservação dos recursos naturais. Apesar do conjunto de variáveis interdependentes, a sustentabilidade deve ser capaz de integrar as questões sociais, energéticas, econômicas e ambientais.

Desse modo, um dos mecanismos desenvolvidos para uma melhor eficiência na conservação dos recursos naturais, é o uso de fontes de energias renováveis que tenham pouco ou nenhum impacto direto ao meio ambiente

O uso das energias renováveis é importante pelo fator econômico, onde a utilização de recursos mais baratos para a produção de energia favorece a preservação do meio ambiente, pois a maioria faz uso de meios naturais, abundantes e reaproveitáveis para a produção de energia elétrica.

Também é importante frisar que o crescimento urbano e industrial necessita cada vez mais de fontes energéticas, o que leva ao aumento da emissão de poluentes no meio ambiente, provocando assim uma insegurança energética associada às mudanças climáticas.

Neste contexto, a implantação e o uso de energias renováveis é capaz de promover essa segurança, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico, para a universalização do acesso à energia e para a redução de efeitos nocivos ao meio ambiente e à saúde

Além disso, as energias renováveis oferecem a possibilidade do desenvolvimento sustentável, através do desenvolvimento econômico, da equidade social e da proteção ambiental. Com esses conceitos, percebe-se que para o desenvolvimento sustentável é indispensável a utilização de fontes de energia renováveis, uma vez que as fontes fósseis não se enquadram nessa definição

Deixe um comentário