You are currently viewing Confira: Brasil está entre os 10 melhores países com potencial para atrair investimentos em programas e projetos de energia renovável

O Brasil tem uma boa notícia relacionada às questões climáticas e à preservação do meio ambiente: o país melhorou sua posição e está entre as dez nações com maior potencial para atrair investimentos em programas e projetos de energia renovável. 

A conclusão é da 58ª edição do Índice de Atratividade de Países em Energia Renovável (RECAI, na sigla em inglês), elaborado pela consultoria EY. Produzido desde 2003, o RECAI classifica periodicamente os 40 principais mercados do mundo em relação à atratividade de seus investimentos e oportunidades de implantação de energia renovável, como eólica e solar.

Na versão mais recente do estudo, divulgada em outubro, o Brasil saltou da 11ª para a 9ª posição entre os países com maior potencial para atrair investimentos em energia renovável. O líder no ranking são os Estados Unidos, seguidos de China (2º lugar), Índia (3º), França (4º), Reino Unido (5º), Alemanha (6º), Austrália (7º) e Japão (8º), Brasil (9º) e Espanha (10º). O Brasil está na frente de países como Dinamarca (15ª posição no ranking), Canadá (18º) e Israel (17º).  

“A transição de baixo carbono está vindo densa e rápida. A energia renovável está prosperando à medida que as condições de mercado, decisões políticas, investimento e melhorias tecnológicas levam a energia limpa a novos patamares”, diz trecho do documento global da EY sobre o RECAI.

A consultoria destaca que, em meio à pandemia de Covid-19 e à recessão mundial, o investimento em capacidade de energia renovável cresceu 2% no mundo todo, chegando a US$ 303,5 bilhões no ano passado. Na edição do RECAI divulgada no primeiro semestre deste ano, a 57ª, o Brasil já tinha saltado quatro posições em relação à anterior.

Deixe um comentário