You are currently viewing Energia solar instalada no Brasil já é equivalente à geração de Itaipu

O uso de energia solar no Brasil se expandiu tanto que o país gera atualmente 14 gigawatts (GW), capacidade igual à potência da usina hidrelétrica de Itaipu. O dado é da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e mostra o imenso potencial da energia fotovoltaica para casas, comércios e indústrias.

A pesquisa considera os parques centralizados de geração — grandes usinas e distribuidoras — e também a geração distribuída, aquela presente em telhados de casas, fachadas ou terrenos. Desde 2012, o Brasil já teria conseguido movimentar cerca de R$ 74,6 bilhões em investimentos e R$ 20,9 bilhões em arrecadação aos cofres públicos.

Além da parte financeira, com economia no médio e longo prazo nos custos com eletricidade, a energia solar ainda é boa para o meio ambiente. Segundo a Absolar, cerca de 18 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser despejados na atmosfera com a adoção da geração limpa.

Para 2022, a entidade espera ainda manter o crescimento acelerado dos anos anteriores, principalmente em razão da Lei nº 14.300/2022, que criou o marco legal da geração própria de energia, e do aumento nas tarifas de energia elétrica. É provável que mais pessoas instalem os painéis solares em suas residências ou prédios para aproveitar esse bom momento.

O Brasil possui 4,7 GW de potência instalada em usinas solares de grande porte, o equivalente a 2,4% da matriz elétrica nacional. Esses empreendimentos são a sexta maior fonte de geração e estão presentes em todas as regiões, com operações em dezenove estados brasileiros e um portfólio de 31,6 GW já outorgados para desenvolvimento.

Deixe um comentário