You are currently viewing ENERGIA SOLAR PARA PROPRIEDADES RURAIS, VALE A PENA O INVESTIMENTO?

De acordo com o Canal Rural, a energia solar tem se tornado uma alternativa interessante para os produtores rurais que desejam reduzir as contas.

A disponibilidade de novas linhas de crédito que facilitam a aquisição e a instalação de sistemas fotovoltaicos ajudaram a ampliar esse mercado. Segundo dados de 2020 da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o setor rural responde por 13,2% da potência instalada no Brasil e os investimentos nas propriedades passam de R$ 1,7 bilhão.

Este cenário vem favorecendo o surgimento de novas empresas do setor fotovoltaico, que voltam grande parte de sua atenção para o campo, onde os gastos com energia elétrica são altos e pesam significativamente no custo de produção. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil possui 200 mil empresas de energia solar registradas.

Se você reside em zonas rurais e pensa em economizar, saiba que os gastos com energia solar para zona rural são baixíssimos. É possível optar pela energia solar na área rural para reduzir os custos da geração de energia elétrica em seu imóvel e aumentar seus lucros através do agronegócio.

Embora a energia solar seja conhecida, principalmente, por gerar eletricidade para aparelhos eletrônicos, lâmpadas e aquecimento de água, incluindo também a avicultura e bovinocultura de leite, ela também pode ser utilizada por produtores rurais de diferentes formas, como: Irrigação de plantações; Monitoramento e auxílio no processo produtivo; Fonte de energia para cercas elétricas e Bombeamento de água e Refrigeração, por exemplo.

Entre os diversos benefícios da energia solar, no que se trata das propriedades rurais, podemos citar o preço da tecnologia, que está em constante queda, com uma redução de preço dos sistemas fotovoltaicos em até 75%, registrada na última década. Ou seja, o custo dessa tecnologia está em constante queda para atender às necessidades do pequeno e médio agricultor.

Além disso, no campo, os gastos com energia elétrica são ainda mais altos e suas tarifas de energia estão aumentando de modo constante, tornando-se superior à inflação. Portanto, para reduzir os custos e investir em uma fonte de energia renovável, a energia solar para zona rural é uma excelente solução.

Outro ponto positivo que merece destaque é que a energia solar é totalmente limpa e inesgotável. Por isso, você contará com uma fonte de energia econômica e sustentável, ajudando a preservar o meio ambiente.

Desse modo, o Canal Rural afirma que a definição de um projeto para sistema fotovoltaico está atrelada a uma série de características da propriedade rural, como consumo de energia, atividades exercidas, infraestrutura, localização, espaço disponível, impacto ambiental, tecnologia e tipo dos equipamentos de geração, porte da unidade consumidora e da central geradora a ser instalada, entre outros.

Frente a todas essas informações, fica evidente que o investimento em energia solar para propriedades rurais, é uma excelente escolha, que trará bons resultados para a propriedade e consequentemente, para seu proprietário.

Deixe um comentário