O que a lâmpada LED tem a ver com sustentabilidade?

Muito se ouve falar de sustentabilidade e sabemos que ela está relacionada com o meio-ambiente, mas seu significado vai além daquilo que conhecemos pelo senso comum, sustentabilidade é prever o futuro.

Quando se fala em sustentabilidade, logo pensamos em cuidados com o meio-ambiente, reflorestamento e outras técnicas de preservação ambiental, mas sua ideia principal está baseada em gerar um futuro melhor através da conservação do planeta. De forma geral, o termo “sustentabilidade”, que vem do latim sustentare, se refere a algo que tenha capacidade de manter sua existência e funcionamento por um determinado prazo, ou seja, que tenha a capacidade de se sustentar. Já o conceito, como foi desenvolvido, acaba por estender esse significado e traz a questão do “sustento” como algo muito mais amplo.

Desse modo, sustentabilidade não se refere apenas a um cuidado com o meio ambiente, mas sim, uma atenção constante ao gerenciamento de recursos, focando no que iremos deixar para o futuro. Basicamente, então, ser sustentável é preservar a natureza de modo que ela possa servir a outras gerações de maneira saudável, sem que ela se esgote por completo e sem que seja prejudicada. Agora, retornemos ao questionamento inicial presente no título dessa matéria, o que a lâmpada LED tem a ver com a sustentabilidade, afinal?

As lâmpadas de LED são totalmente sustentáveis, pois não contêm nenhum elemento poluente ou contaminante, tais como as lâmpadas fluorescentes, diminuindo a quantidade de lixo gerado. As lâmpadas de LED não precisam de um reator para operar, ou seja, não possuem partes que se desgastam e precisam ser substituídas além dos tubos de iluminação. Outro benefício do LED é seu baixo consumo de energia, o que causa, além de economia para o usuário, uma diminuição na necessidade de geração de energia elétrica, reduzindo os impactos ambientais desse processo. Além dessas vantagens, o LED não emite calor, o que ajuda até mesmo na diminuição do consumo de energia do ar condicionado que trabalhará menos tempo para climatizar um ambiente.

Sendo assim, de casas a empresas, a aplicação de tecnologias sustentáveis estão cada vez mais presentes. A utilização de materiais reciclados, a instalação de painéis solares para geração de energia e o consumo consciente de recursos e insumos são só algumas das muitas ações que podem ser feitas para promover a sustentabilidade em nosso planeta, garantindo desse modo, um futuro para as próximas gerações.

Deixe uma resposta