You are currently viewing Se liga hein: Benefícios do uso das energias renováveis

A produção e o consumo de energia renovável no mundo estão aumentando. Painéis solares, turbinas eólicas e fazendas de biogás são cada vez mais comuns em diversos países. Mas quais são os benefícios do uso das energias renováveis? Já parou para pensar como essa mudança energética pode melhorar o meio ambiente e a economia?

A energia renovável é gerada com fontes que podem ser reabastecidas. Diferenciam-se dos combustíveis fósseis por sua diversidade, abundância e potencial de uso em qualquer parte do planeta e, principalmente, por serem menos poluentes e diminuírem as mudanças climáticas que colaboram para problemas ambientais, como o efeito estufa.

Há diferentes tipos de energia que podem ser geradas a partir de recursos naturais que se regeneram. Entre as principais fontes de energia renováveis estão a solar, a eólica e a biomassa.

Entre diversos benefícios do uso das energias renováveis, podemos citar:

Redução dos impactos ambientais

O uso de energias renováveis colabora para a mitigação das mudanças climáticas, impactos ambientais e danos à saúde. As emissões poluentes associadas a essa categoria, são mínimas. Mesmo incluindo as etapas do ciclo de produção – fabricação, instalação e operação – a energia renovável é benéfica ao planeta quando comparada aos combustíveis fósseis.

Desenvolvimento sustentável e socioeconômico

A  transição para um sistema energético baseado em tecnologias renováveis, resulta em  consequências positivas no desenvolvimento sustentável. As fontes de energia renováveis ​​oferecem mais oportunidades em eficiência energética, desenvolvimento social e econômico, democratização da energia e poder de escolha, assim como investimentos em inovações sustentáveis para um futuro melhor.

Concepção de mais empregos

A expansão do setor de energia solar no Brasil também proporciona avanço na economia e geração de empregos no país. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR),  o setor deve gerar 11,6 milhões de vagas no mundo até 2030, alcançando cerca de 29,5 milhões de empregos na área.

Autonomia energética para os países

Muitos países ainda são dependentes de outros para suprir suas necessidades energéticas. A energia renovável pode ajudar nesse fator e possibilitar independência, diminuição de impostos e impulsionar a economia local. Inclusive, quando olhamos para o cenário de energia solar, o Brasil tem uma grande vantagem em relação a outros continentes, por sua matriz energética que possui grande diversidade. Sabia? Não sabia? Então agora você está sabendo!

Economia a longo prazo

Com os avanços tecnológicos e a crescente responsabilidade sobre a importância do consumo consciente, as energias limpas ​​estão se tornando mais acessíveis. A energia solar fotovoltaica, por exemplo, se tornou uma opção financeiramente mais econômica e sustentável que os combustíveis fósseis. Hoje, com os modelos de fazendas solares, você pode economizar até 15% em sua conta mensalmente. Saiba mais sobre isso aqui!

Deixe um comentário